• Blog Noticias de Direito

A importância do contrato de compra e venda

Atualizado: 11 de nov. de 2018

Redação personalizada


Publicado por Alexandre Fadel



Vivemos em época de fácil acesso a informação, capaz de em poucos segundos localizar uma centena ou até milhares de modelos para qualquer tipo de documento que se pretenda elaborar.

Contudo a velocidade e quantidade é inversamente proporcional a qualidade e principalmente a especificidade, únicas qualidades que se deveria buscar para a conclusão de um negócio imobiliário dotado do mínimo de segurança jurídica.

Não é nenhum exagero afirmar que não existe um padrão ou modelo de contrato para qualquer tipo de transação, mesmo as mais simples ou de valor econômico reduzido.

Portanto, elaborar um instrumento contratual é uma arte que nem todos os envolvidos possuem condições, conhecimento e principalmente técnica necessária para transmitir o real desejo das partes.

No contrato é essencial uma boa qualificação das partes e do objeto que está sendo negociado, passando pelas principais condições ajustadas pelos contraentes, lembrando sempre de estabelecer prazos para as obrigações e cominar penalidades justas e adequadas a cada caso concreto.

Havendo qualquer necessidade de regularização de alguma situação ou documento, deve-se estabelecer a quem caberá e de que forma, além é claro do prazo.

As obrigações devem ser expressamente dispostas em cláusulas de forma clara, evitando qualquer disposição com duplo sentido e deixar que futuramente em uma discussão judicial o juiz tenha que declarar a suposta vontade das partes.

São muitas as situações que se deve tentar prever em uma negociação tão importante que é a compra e venda de imóvel, onde somente um profissional com experiência e conhecimento poderá antever e cercar dos cuidados básicos necessários.

Assim, o contrato personalizado é garantia de um bom negócio, pois estará retratando a vontade das partes sem deixar margem a discussões.


0 visualização0 comentário